O cantinho do Pim

08 setembro 2006

DOIS MESES DEPOIS...

...A Viagem
De trabalho, é certo, mas sempre Viagem! Em Copenhaga, quatro dias e quatro noites; em Helsínquia, três dias e duas noites.
Da primeira, capital da Dinamarca, a ideia de uma cidade à frente no tempo, local de todos os vícios, do ócio, da beleza, do design, da noite, do calor a Norte. A visitar: a zona central dos passeios pedonais; o Nyhavn, área de canais para almoçar ou jantar; o Luux, sim com dois «uu's», o mais «in» dos locais nocturnos nesta cidade; pelo meio, muitos pubs, muitos jardins e água com fartura e, sobretudo, muito civismo e simpatia de um povo apto a receber. Ah, para os mais aventureiros, vale ainda a pena o saltinho ao bairro de Christiania, o primeiro na Europa onde foi permitida a venda livre de drogas, hoje proibida e, onde, actualmente, vive à margem de tudo o resto um misto de comunidade hippie, criminosos e afins, decorado por grafittis do outro mundo.
Da segunda, capital da Finlândia, a ideia de uma cidade e de pessoas paradas no tempo, não obstante o nível de vida estar entre os melhores do Mundo. Fria e cinzenta, a contrastar com o verde florestal e o azul marítimo que a rodeiam, de Helsínquia fica na memória o património cultural e a proximidade a delícias como São Petersburgo (Rússia) ou Tallinn (Estónia). Na memória, ainda, a noite na praça da Estação Central ou ali ao lado, numa espécie de Bairro Alto de elite, com lojas de roupa, arte e muitos bares estilizados para todos os gostos.
Balanço: o regresso, agora a nível pessoal, a Copenhaga está rapidamente a ser agendado; a Helsínquia, nem por isso.


 

referer referrer referers referrers http_referer