O cantinho do Pim

18 fevereiro 2006

Pérolas do Prof. Agostinho para a minha grande amiga

Depois de duas postas consecutivas com referências à minha humilde pessoa, não podia ficar indiferente. Por isso, para a minha grande amiga Innocent, aqui ficam umas pérolas do nosso Agostinho da Silva, anotadas ontem durante um documentário sobre a vida do eterno jovem que falava 15 línguas e não perdia os desenhos do Calvin. Porque sei que vai gostar.

«É tão bom sonhar com os pensamentos e pensar com os sonhos»

«Claro que nunca penso na minha morte. Como nunca morri, ela não existe. Por isso, não tenho de pensar nem de pronunciar-me sobre esse tema. Nada sei sobre ele. Deixem-me morrer primeiro que, depois, se conseguir, eu comunico com vocês e, como sou vosso amigo, conto-vos como ela é»

«Uma coisa, quando passa a ser apenas essa coisa, deixa de ser todas as outras. E isso é triste. Nós temos de ser tudo. Deixem-me ser tudo!»

«É muito raro ler jornais... A não ser o Público, por causa do Calvin»

E para terminar, a brutal:
«Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles forem meus, não seus. Se o criador o tivesse querido juntar a mim não teríamos talvez dois corpos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição venha a pensar o mesmo que eu; mas nessa altura já o pensamento lhe pertence. São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem»

Sobre ele, na hora da sua morte, alguém disse:
«De olhar profundo, sereno, foi lentamente regressando ao local de onde veio: o Futuro!»

13 Comments:

  • Muito sábio, muito à frente do seu tempo... Estilhaçou tudo e todos, Salazar incluído... Por cá, por vezes, viam-no como um louco; no Brasil, para onde teve de fugir, ameaçado pela Ditadura, é adorado, respeitado, seguido. Dizia Gilberto Gil, agora ministro da Cultura brasileiro, que, no Ministério, a filosofia do professor Agostinho está sempre presenta. Lindoooo!

    Beijokaaaaas andreia ;)

    By Blogger Pim, at 3:49 da tarde  

  • olha que maravilha, hã? inda pensei que ele fosse bater no esteves cardoso, mas não... :-)

    By Blogger innocent bystander, at 5:03 da tarde  

  • a certa altura o MEC estava mesmo a pedi-las, mas o velho-jovem-velho, como sempre, estava ao mais alto...
    Ontem, no tal documentário, mostraram pedaços das várias conversas vadias, quase todos com provocações ao prof., e que terminavam com um olhar triste, triste... Seguiu-se uma amiga a dizer que foi o momento em que decidiu acabar com aquilo. Para grande pena da malta que adorava. Eu, sinceramente, via, ao lado do meu pai, mas metade passava-me ao lado... Revi agora e achei brutal. De facto, ele existiu cedo demais. Pelo menos para a malta da nossa geração que, agora, leva com pedaços soltos da coisa.

    Ahh, se estiver interessada, aos domingos o Público vai lançar uns DVD's com qualquer cena do ti Agostinho que ainda não percebi bem o quê... É a 6 euros e tal. E tem bom aspecto, ai tem, tem

    :) bjinhos

    By Blogger Pim, at 5:10 da tarde  

  • falhei o documentário, mas já tinha reparado nisso dos dvd. não liguei muito, porque realisticamente achei que nunca ia ver aquilo, mas depois de ver excertos das conversas (também espreitei uma com a Maria Elisa), já vou pensar melhor nisso.

    bjinhos

    By Blogger innocent bystander, at 7:36 da tarde  

  • ou melhor, estive agora a atentar no conteudo dos dvd: as conversas vadias mais esse documentário e ainda entrevistas. na volta tou lá...

    By Blogger innocent bystander, at 7:40 da tarde  

  • Essa é uma das melhores liçõs de vida que já ouvi! E, acho eu, era o que todos os pais deveriam oferecer aos filhos. Sem medo da sua oposição, da sua autonomia, do seu crescimento. Com confiança naquilo de bom que lhes dão, e que ganhará com certeza raízes nas suas almas.

    :)))

    beijos
    (mas que é difícil, lá isso é!)
    (mas também ninguém disse que era fácil, pois não? E se não fosse assim, perdia a piada!)

    By Blogger papu, at 10:29 da tarde  

  • ah, já agora, «ler o calvin» é brilhante

    By Blogger innocent bystander, at 10:38 da tarde  

  • Amigaaa:
    A cena do calvin é mesmo brilhante :D digno de mestre! Vou experimentar a coisa dos DVD's hoje (acho que é o primeiro). Se gostar, olhe, ataco os outros, está feito! Bjinhosss ;)

    Querida Papu:
    Pensei nisso mesmo enquanto transcrevia as frases do Prof. Fácil não é, mas tentar também não é difícil. Por isso, mãos à obra neste longo caminhoooo
    Beijokaaaaas para a família in London :))

    By Blogger Pim, at 3:34 da tarde  

  • Ó Pim, a malta deixou mesmo o Grande Espírito passar-lhes ao lado na infância! Mas há dúvidas?!Agostinho da Silva foi um dos mais puros e iluminados que por cá já passaram!As suas palavras são pérolas! Ainda bem que "postaste" essa valiosa informação dos dvd's a 6 euros!

    Aquele abraço

    PS - Eu próprio não resisti publicar, há meses, em jeito de seriado, algumas quadras escolhidas dele. O seu livro de quadras, como, aliás, tudo o que escreveu (e que se equipara em volume aos escritos de Fernando Pessoa) está ao mais altíssimo nível. Acho que nunca li ninguém que condensasse pensamentos tão complexos (ou simples), com tal elevação constante, em quadra. E com que facilidade...

    By Blogger Davi Reis, at 6:26 da manhã  

  • O Calvin é um apontamento!

    By Blogger Davi Reis, at 6:28 da manhã  

  • Era muito grande,de facto, o nosso prof...

    P.S.: a essa hora estava a acordar ou ainda acordado? ;)

    Abraço grande, menino

    By Blogger Pim, at 1:54 da tarde  

  • Gosto daquela parte que transcreveste da morta. Não vi os documentários... nem soube que tinham dado.

    By Blogger bonifaceo, at 1:00 da manhã  

  • Ai... troquei ali uma letrinha, não é da "morta", é da "morte".

    By Blogger bonifaceo, at 1:02 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home


 

referer referrer referers referrers http_referer