O cantinho do Pim

08 novembro 2005

O beijo da vergonha


«Em nome do respeito», uma escola secundária em Gaia tem como política proibir beijos entre alunos. Tudo começou quando, há duas semanas, um beijo entre duas alunas, de 17 e 19 anos, despoletou a ira de uma auxiliar de educação, tendo como resultado uma discussão entre as três partes que só terminou no conselho directivo da escola. Resumindo, passemos ao comunicado que resultou de tudo isto, assinado por António Teixeira, presidente do conselho directivo: «É política desta escola, sem qualquer discriminação na orientação sexual dos alunos, não permitir manifestações de afectos, como beijos. Esta posição resulta de uma necessidade de promover o respeito mútuo e a sã convivência entre toda a comunidade escolar.» Desculpem??!!
Faz lembrar aquela história de que a distribuição gratuita de preservativos nas escolas incitava, desenfreadamente, ao sexo. Tenham juízo, senhores! E vergonha! E, já agora, entrem lá no século XXI de uma vez por todas, s.f.f.

A bela foto que ilustra a prosa é inspirada em algo que vi na Ensaimada
(Naomi Watts e Laura Harring, em Mulholland Drive)

6 Comments:

  • Bem, até me custa a acreditar numa coisa destas...

    E depois ainda há quem diga que a juventude está perdida... (já oiço isto desde os mais idos anos da minha juventude...)

    mas o que é que esta gente (velhadas! com todo o respeito pelos mais velhos...) tem na cabeça?

    E sabem que mais, eu acho que o insucesso escolar tem a ver com isto. Porque afunal de contas a escola não é um espaço dos jovens, onde eles tenham a oportunidade de desenvolver as suas capacidades e potencialidades. A escola não pode ser um sítio onde vamos simplesmente sentar-nos a umas mesas a ouvir monólogos de gente que se acha muito importante. A escola é acima de tudo um espaço de encontro e de crescimento.

    E como é que pode ser? Como é que alguém se pode sentir bem assim, na sua escola? Não vêem que tem tudo a ver?

    Sem querer apelar à violência, acho que era preciso uma revolta de estudantes. A sério. Mas uma revolta inteligente. Com miolos.

    By Blogger papu, at 9:19 da tarde  

  • ia postar acerca deste assunto...mas agora perdi a vontade :)

    esta história fez-me andar uns anitos para trás...
    tb eu andei numa escola onde estas coisas eram proibidas.
    escola pública, em lisboa...uma c+s.
    isto foi há mais de 10 anos...enfim...tuda na mm.

    By Blogger Jo, at 9:56 da tarde  

  • já lá está tb!
    ó amigo, viva a gente que podia ir pra trás do pavilhão...

    By Blogger innocent bystander, at 9:59 da tarde  

  • Papu: qualquer dia só mesmo com uma revolta, podes crer...

    Jo: pois, a esperança era que pelo menos em 10 anos as coisas mudassem. Pelos vistos, como dizes, não mudaram. Atrasados!!!

    I.B. Pode crer amiga linda!!! Bendita parte de trás dos pavilhões... Aquilo era às dezenas de casalinhos, ehehe! E não me lembro de alguma vez ter vindo algum professor ou auxiliar, ou a porra de quem quer que fosse, dizer alguma coisa!
    Siga!!!
    Beijokas grands...

    By Blogger Pim, at 10:09 da tarde  

  • Quanto à questão central, sem comentários. Mulholland Drive: vi o filme quase uma meia dúzia de vezes e, de todas elas, fiquei quase como se o não tivesse visto... Que intrigante aquele Lynch...

    Aquele Abraço, Pim

    By Blogger Davi Reis, at 12:59 da manhã  

  • Eu ja vi três duzias e ja tenho uma teoria, que aliás me acompanhou na última dúzia de vezes que vi o cabrão do filme. Mete sonhos e tal...
    abraço camarada davi

    By Blogger Pim, at 1:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home


 

referer referrer referers referrers http_referer