Tributo à vossa coragem
Agora que cá por casa passaram a ser duas, deixo aqui a justa homenagem à força inigualável das mulheres, através das três vencedoras dos Prémios Coragem em Jornalismo, justificados pela «força de carácter extraordinária e grande integridade ao trabalharem como jornalistas sob circunstâncias perigosas»:
Anja Niedringhaus, 40 anos, Alemanha
Repórter fotográfica da AP, fez a cobertura dos conflitos mais importantes a nível mundial, desde os Balcãs, nos anos 90, à guerra no Iraque. Em 1998, enquanto trabalhava no Kosovo, o carro em que viajava explodiu. Esteve entre o grupo de jornalistas que foi bombardeado por engano pelas forças da NATO na fronteira entre a Albânia e o Kosovo. Ganhou o prémio Pulitzer pelas fotografias que tirou no Iraque.Sumi Khan, 35 anos, Bangladesh
É a única jornalista de crime em Bangladesh. Em Abril de 2004, recebeu ameaças relativas a um artigo que tinha escrito sobre a ligação de políticos e figuras religiosas a ataques contra grupos minoritários. Sofreu então uma tentativa de rapto, durante a qual foi espancada e esfaqueada com tal violência que ficou impedida de trabalhar por três meses. «A minha caneta é mais poderosa que as armas deles», afirmou durante a cerimónia.
Shahla Sherkat, 49 anos, Irão
É jornalista há 24 anos e dirige uma revista mensal intitulada "Zanan" (Mulher), no Irão. A revista aborda assuntos polémicos no país relacionados com as mulheres, nomeadamente as leis do divórcio, prostituição, sida, violência doméstica, assim como casos pessoais de mulheres que sofreram abusos de qualquer espécie. Em Janeiro de 2001, o tribunal de Teerão acusou-a de actividades anti-islâmicas e a jornalista foi condenada a pagar o equivalente a dois meses de salário.
Fonte: Público
4 Comments:
Muito interessante. É realmente impressionante a coragem q às vezes é preciso ter para se remar contra a maré. Ainda bem q existem pessoas assim, são um exemplo para todos nós.
E as duas mulheres aí de casa, como estão? Estou mesmo a adivinhar, uma, feliz da vida e nas suas sete quintas, a outra igualmente muuuito feliz e muuuito cansada...
Beijinhos aos 3.
By papu, at 9:59 da tarde
É mais ou menos isso, papu ;) Felizmente a maria rita é um anjinho. Por esta altura (são mais ou menos 23 horas), depois da banhoca, está a comer; dentro de instantes, está a dormir e só volta a «melgar» (eheh) a mami por volta das quatro da manhã... E depois, só por volta das oito, nove é que volta a acordar. Pelo menos, as primeiras dez noites foram assim... Nada mau, hã?
Beijokas grandes pa vocês tb :D
By Pim, at 10:52 da tarde
clap, clap, clap!
Isso sim são mulheres com eles no sítio. É um duplo mérito conseguir atingir objectivos como este. O conceituado fotógrafo James Natchwey (agencia VII)foi também ferido nesse incidente.
Venham mais gajas como estas!
By Luís, at 3:29 da manhã
Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. ambien + dose laser tattoo removal andover minnesota school of culinary arts medications for high cholesterol Intimidator paintball http://www.ambien3.info/Tatooremoval.html tatoo removal com www project voyeur accutane topical gel ohio malinta laser tatoo removal Lee anderson coat Interior graphic design job in denver On-the-job management training
By Anónimo, at 6:16 da tarde
Enviar um comentário
<< Home